A flotação a ar dissolvido é uma tecnologia que pode ser utilizada para a remoção de sólidos suspensos, de óleos e graxas ou para o adensamento de lodos.

Os sistemas de flotação a ar dissolvido (DAF) baseiam-se na separação dos sólidos ou das partículas oleosas através do seu arraste por microbolhas de ar (20 a 50 micra). Uma fração do líquido clarificado é recirculado para um vaso pressurizado (vaso de saturação), dentro do qual há a solubilização do ar comprimido (geralmente submetido a pressões da ordem de 4 a 5 atm) na fase líquida.

Esta mistura segue para a câmara de flotação, submetida a uma pressão muito menor (pressão atmosférica). O ar que estava dissolvido na corrente pressurizada será eliminado para a atmosfera na forma de microbolhas, as quais aderirão às partículas sólidas e/ou oleosas presentes na água ou no efluente e seguirão uma trajetória ascendente.
O lodo será removido na parte superior da câmara de flotação através de um raspador superficial, enquanto o clarificado será retirado por baixo do colchão de lodo.

Para algumas aplicações a tecnologia de flotação a ar dissolvido possui vantagens importantes em relação à sedimentação:

- As taxas de aplicação hidráulica e de sólidos são muito maiores, tornando as câmaras de flotação mais compactas e menos profundas do que os clarificadores;

- A boa separação de sólidos independe da facilidade do lodo em formar flocos compactos, o que é um diferencial importante para sistemas de tratamento biológico de efluentes;

- As concentrações dos sólidos separados são maiores (3 a 5 % de sólidos secos), dispensado a etapa de adensamento do lodo;

- Eficiente para águas com óleos e gorduras emulsionados, águas brutas com elevada cor e baixa turbidez e águas de reservatórios com florações de algas; a flotação é a técnica que permite obter a melhor qualidade de água tratada.

A UPE possui várias referências em sistemas de flotação a ar dissolvido para o tratamento de águas e efluentes, projetando e fabricando sistemas retangulares e circulares para clientes dos mais diversos segmentos.